terça-feira, 5 de abril de 2011

Comentário da Epístola de Paulo aos Efésios 1.3

Efésios 1.3: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçäos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; [ACF]

Comentário de Calvino

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Os termos mais elevados em que ele engrandece a graça de Deus para com os Efésios, procurando despertar os seus corações a gratidão, para torná-los fervorosos, para enchê-los até transbordar com este pensamento. Aqueles que percebem em si mesmos a manifestação da bondade divina, de modo completo e absolutamente perfeito, e que o fazem seu objeto de séria meditação, nunca abraçarão novas doutrinas, pelo qual a graça que eles sentem tão poderosamente em si, é lançada na sombra. O propósito do apóstolo, portanto, na afirmação da riqueza da graça divina para com os efésios, foi para protegê-los contra o perigo de terem sua fé abalada pelos falsos apóstolos, como se sua vocação fosse duvidosa, ou como se a salvação devesse ser procurada em algum outro lugar. Ele mostra, ao mesmo tempo, que a certeza plena de felicidade futura repousa sobre a revelação do Seu amor para conosco [grifo meu] em Cristo, que Deus faz no evangelho. Mas para confirmar o assunto de forma mais completa, ele se aprofunda para a causa primeira, a fonte, - a eleição eterna de Deus, pela qual, antes de nascermos, (Romanos 9:11), somos adotados como filhos. Isto torna evidente que a salvação deles foi realizada, não por qualquer acidente ou imprevisto, mas pelo decreto eterno e imutável de Deus. A palavra abençoar é aqui utilizado em mais de um sentido, como se referindo a Deus, e como se referindo aos homens. Eu encontro na Escritura quatro diferentes significados da palavra.

1. Quando oferecemos louvor a Deus pela sua bondade.dizendo Bendito Deus;

2. Deus é dito abençoar-nos, quando ele coroa nossos compromissos com o sucesso, e, no exercício de sua bondade, nos concede a felicidade e a prosperidade, e a razão é que as nossas alegrias dependem inteiramente de Sua vontade. Nossa atenção é aqui chamado a eficácia singular que habita na própria palavra de Deus, e que Paulo expressa em bela linguagem;

3. Homens abençoam uns aos outros através da oração;

4. A bênção do sacerdote não é simplesmente uma oração, mas é também um testemunho e uma promessa de bênção divina; para os sacerdotes foi dada uma comissão para abençoarem em nome do Senhor. Paulo, portanto, bendiz a Deus, porque Ele nos tem abençoado, ou seja, nos tem enriquecido com toda a bênção e graça.

Com todas as bênçãos espirituais. Eu não tenho nenhuma objeção a observação de Crisóstomo, que a palavra espiritual transmite um contraste implícito entre a bênção de Moisés e a de Cristo. A lei teve suas bênçãos, mas somente em Cristo é a perfeição encontrada, porque ele nos dá uma perfeita revelação do reino de Deus, que nos leva diretamente para o céu. Quando o próprio objeto nos é apresentado, as figuras não são mais necessárias.

Celestiais. Quer compreendamos o significado sendo nos Lugares celestiais, ou em Benefícios celestiais, é de pouca importância. O pretendido era ser expressa a superioridade da graça, que recebemos através de Cristo. A felicidade que se concede não é neste mundo, mas nos céus e na vida eterna. Na religião cristã, na verdade, como somos ensinados em outro lugar, (1 Timóteo 4:8), está contida a "promessa da vida presente e da que há de vir," mas o seu objectivo é a felicidade espiritual, para o reino espiritual de Cristo. Um contraste é feito entre Cristo e todos os símbolos judeus, através dos quais a bênção sob a lei foi transmitida; por onde Cristo é, todas essas coisas são supérfluas.

Um comentário:

  1. "Quer compreendamos o significado sendo nos Lugares celestiais, ou em Benefícios celestiais" Calvino faz esse comentário devido ao texto que usava, o qual era:

    3. Benedictus Deus et Pater Domini nostri Iesu Christi, qui benedixit nos in omni benedictione spirituali, in COELESTIBUS Christo;

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