sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comentário da Epístola de Paulo aos Efésios 1.1

Efésios 1.1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,....

Paulo - Segue algumas explicações dos dois nomes, Saulo e Paulo, atribuídos ao apóstolo no N.T.:

"O nome original do autor desta epístola foi "Saulo". Atos 7:58, Atos 7:1; Atos 08:01, etc. Este foi mudado para Paulo (veja a nota em Atos 13:9 em Barnes' Notes on the Bible), e por esse nome, ele é geralmente conhecido no Novo Testamento. A razão pela qual ele assumiu esse nome não é seguramente conhecida. Foi, no entanto, de acordo com o costume da época, ver a nota em Atos 13:09 em Barnes' Notes on the Bible. O nome de Saul era hebraico, o nome de Paulo era romano." Barnes' Notes on the Bible 

Em Vincent's Word Studies temos o seguinte comentário sobre o nome de Paulo:

 "A transcrição para o latim Paulus ou Paullus, que significa pequeno. Era um nome preferido entre os cilícios, e os que mais se aproximam do som do hebraico Saul. Segundo alguns, os dois nomes foram suportados por ele em sua infância, Paulus sendo aquele pelo qual ele era conhecido entre os gentios, e que foi posteriormente assumido por ele para a exclusão do outro, a fim de indicar a sua posição como amigo e mestre dos gentios. A prática de adotar nomes gentios podem ser rastreados através de todos os períodos da história hebraica. nomes de casal também, nacionais e estrangeiras, muitas vezes ocorrem em conjunto, como Beltessazar-Daniel; Ester-Hadasa, assim Saul-Paulus."

Mas acho irrelevante se ater muito a este ponto. Que o leitor julgue qual o mais coerente, lembrando que estes não são os únicos pontos de vista sobre o tema, mas os que achei mais plausíveis. Agora colocamos a questão "Por que o nome do autor da epístola vem no começo e não no fim da mesma?", em Barnes' Notes on the Bible temos a seguinte resposta:

"O antigo costume era começar uma carta com o nome do escritor, como Cícero a Varro. Pode-se observar. no entanto, que a colocação do nome do escritor no início de uma epístola sempre foi feito, e ainda é, para demonstrar um caráter de autoridade da carta baseada na autoridade ou quaisquer privilégios especiais ao autor. Por exemplo,  os casos da proclamação de Ciro em Esdras 1.2: "Assim diz Ciro, rei da Pérsia", ver também Esdras 4.11; Esdras 7.12: "Artaxerxes, rei dos reis, a Esdras, o sacerdote," Daniel 4:01, etc. O início de uma carta de um apóstolo de uma igreja cristã, desta maneira, foi especialmente adequada como uma indicação de autoridade." Barnes' Notes on the Bible

Apóstolo de Jesus Cristo - Temos a seguinte definição, do termo "apóstolo", dada por Albert Barnes: 

"Um enviado para executar uma comissão. É aplicada porque os apóstolos foram enviados por Jesus Cristo para pregar o evangelho e para estabelecer sua Igreja. " 

Também podemos acrescentar:

"Todos quantos foi dado o ministério da reconciliação são embaixadores de Cristo, mas como veremos mais a frente, o termo "apóstolo" não se aplica a todos os ministros." João Calvino

Pela vontade de Deus - "Pelo desejo de Deus", mostra que o ministério de Paulo não está baseado no dejeso finito e imperfeito de homens, mas na perfeita Sabedoria de Deus. "A função de um apóstolo era para pregar o evangelho e Paulo mostra, em tais palavras, sua convicção de que fora separado para este trabalho. Também veremos mais para frente que Deus não chamou seus ministros para viver na riqueza, esplendor, e facilidade, mas para se dedicar a este grande negócio de anunciar uma boa notícia, a de que Deus se reconciliou com pessoas em seu Filho. Este é o único negócio de todos os ministros da "religião"."
(Trecho baseado em Baernes' Notes on the Bible, mas com leves modificaçõs no texto, e grifo meu)

 
Obs.: Este comentário poderá ser ampliado ou modificado, conforme o seguir dos estudos.

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